logo BRP
  Você está em: Para o Agronegócio > Emprétimos e financiamentos > BNDES
  Repasse do BNDES
 

As linhas de financiamento do sistema BNDES têm por objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do País, através de financiamentos de longo prazo a custos competitivos.

As modalidades disponíveis são:

 
FINAME
 
Financiamentos para produção e aquisição de máquinas e/ou equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados pelo BNDES.
 
FINAME AGRÍCOLA
 
Financiamentos para aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, destinados ao setor agropecuário e credenciados pelo BNDES.
 
BNDES AUTOMÁTICO
 
Financiamentos de até R$ 10 milhões para a realização de projetos de implantação, expansão e/ou modernização da empresa, incluindo gastos com obras civis e instalações, máquinas e equipamentos nacionais e capital de giro.
 
FINANCIAMENTO À EXPORTAÇÃO
 
Utilização: financiamento da produção e comercialização de bens e serviços a serem exportados.

Modalidades disponíveis:

Pré-embarque: financia a produção de bens a serem exportados em embarques específicos;

Pré-embarque de Curto Prazo: financia a produção de bens a serem exportados, com prazo de pagamento de até 180 dias;

Pré-embarque Especial: financia a produção de bens exportados, sem vinculação com embarques específicos, mas com período pré-determinado para a sua efetivação;

Pré-embarque Empresa Âncora: financia a comercialização de bens produzidos por micro, pequenas e médias empresas através de empresa exportadora;

Pós-embarque: financia a comercialização de bens e serviços no exterior, através de refinanciamento ao exportador.
 
PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO
 

Os programas de financiamento são linhas de apoio financeiro do Governo Federal administrados pelos BNDES, e normalmente possuem dotação orçamentária e prazo de vigência limitado.

As modalidades disponíveis são:

PEC - Programa Especial de Crédito

Objetivo: Promover a competitividade das empresas dos setores de indústria, comércio e serviços por meio do financiamento a capital de giro.

Clientes: Micro e pequenas e médias empresas, Grandes empresas exceto do setor agropecuário e industria de construção civil.

PASS BNDES - Programa Apoio ao Setor Sucroalcooleiro

Objetivo: Financiar a estocagem de ácool etílico combustível pelas empresas do setor sucroalcooleiro.

Clientes: Usinas produtoras de álcool etilico; Destilarias; Empresas de comercialização de açúcar e álcool etílico combustível e Cooperativas de produtores de álcool.

PROCER - Programa de Crédito Especial Rural

Objetivo: Promover a competitividade das empresas dos setores agroindustrial e agropecuário brasileiros.

Clientes: Agroindustrias, Indústrias de máquinas agrícolas e Cooperativas agropecuárias.

PROGEREN - Programa de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda

Objetivo: Aumentar a produção, o emprego e a massa salarial, através de apoio financeiro, na forma de capital de giro, para as micro, pequenas e médias empresas - MPMEs, localizadas em municípios selecionados, assim como para as fabricantes de máquinas e equipamentos para agricultura, pecuária e irrigação agrícola, independentemente do município em que estiverem localizadas.
As operações serão realizadas exclusivamente por meio das instituições financeiras credenciadas.

Clientes: Micro, pequenas e médias empresas dos segmentos de atividade econômica localizadas em aglomerações setoriais; fabricantes de máquinas e equipamentos para a agricultura e pécuária e para irrigação agrícola, independente da localização (CNAE de classe 2833-0 e 2832-1)

PRODECOOP - Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária

Objetivo: Incrementar a competitividade do complexo agroindustrial das cooperativas brasileiras, por meio da modernização dos sistemas produtivos e de comercialização.

Clientes: Cooperativas de produção agropecuária e Cooperados , para integralização de cotas-partes vinculadas ao projeto a ser financiado.

MODERAGRO - Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais

Objetivo: Apoiar o desenvolvimento da produção de espécies de frutas com potencial mercadológico interno e externo, especialmente no âmbito do Programa de Produção Integrada de Frutas – PIF BRASIL, assim como beneficiamento, industrialização, padronização e demais investimentos necessários às melhorias do padrão de qualidade e das condições de comercialização de produtos frutícolas; e Fomentar os setores da apicultura, aquicultura, pesca, avicultura, floricultura, horticultura, ovinocaprinocultura, ranicultura, sericicultura, suinocultura, cunicultura, chinchilocultura, pecuária leiteira e a defesa animal, particularmente o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose – PNCEBT e a implementação de sistema de rastreabilidade bovina e bubalina.

Clientes: Produtores Rurais (PF ou PJ) e cooperativas de produtores rurais para repasse a cooperados.

MODERFROTA - Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras

Objetivo: Financiar a aquisição de tratores agrícolas e implementos associados, colheitadeiras e equipamentos para preparo, secagem e beneficiamento de café.

Clientes: Produtores Rurais (PF ou PJ) e cooperativas.

MODERINFRA - Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem

Objetivo: Apoiar o desenvolvimento da agropecuária irrigada, sustentável econômica e ambientalmente, de forma a minimizar o risco na produção e aumentar a oferta de alimentos para os mercados internos e externos;
Ampliar a capacidade de armazenamento das propriedades rurais; e
Apoiar a fruticultura em regiões de clima temperado contra a incidência de granizo.

Clientes: Produtores Rurais (PF ou PJ) e cooperativas.

MODERMAQ - Programa de Modernização da Indústria Nacional e dos Serviços de Saúde

Objetivo: Financiar a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES, com vistas à dinamização do setor de bens de capital e à modernização geral da indústria e do setor de saúde.

Clientes: Empresas de qualquer porte, enquadradas no CNAE como indústria extrativa indústria de transformação construção ou atividades de atenção à saúde humana, exceto atividades de apoio à gestão de saúde.

PROPFLORA - Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas

Objetivo: Implantação e manutenção de florestas destinadas ao uso industrial;
Recomposição e manutenção de áreas de preservação e reserva florestal legal;
Implantação e manutenção de espécies florestais para produção de madeira destinada à queima no processo de secagem de produtos agrícolas;
Implantação de projetos agroflorestais (agricultura consorciada com floresta); e
Implantação e manutenção de florestas de dendezeiros, destinadas à produção de biocombustível.

Clientes: Produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e suas associações e cooperativas

BNDES PSI – Programa de Sustenção do Desenvolvimento

Objetivo: Financiar a produção e a aquisição isolada de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES, inclusive agrícolas, e o capital de giro a eles associados; a aquisição de ônibus, caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, aí incluídos os tipo dolly, tanques e afins, novos, de fabricação nacional, e credenciados no BNDES; a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES, associados a projeto de investimento; e a aquisição daqueles bens destinados a operações de arrendamento mercantil.

Clientes: Micro, Pequenas e Médias Empresas: até 100% dos itens financiáveis; e
Grandes Empresas: até 80% do valor dos itens financiáveis.

Para maiores informações sobre as linhas de financiamento do sistema BNDES entre em contato com um de nossos gerentes através dos telefones (16) 2101-4600 e (16) 2101-4610.

 
  BNDES